Informações(011)2176.7700
Tempo de atendimento Pronto-Socorro
25min
Resultado de Exames Agendamento Online
https://hsi.org.br/servicos/centro-de-diagnosticos/ressonancia-magnetica/

Ressonância Magnética

exame ressonância

O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo.

O que é a Ressonância Magnética?

Realizada no moderno Centro de Medicina Diagnóstica do Hospital Santa Isabel, a ressonância magnética é um dos mais eficientes métodos de diagnóstico por imagem à disposição.

O equipamento responsável pela realização do exame atua com um campo magnético, e isso requer diversas precauções a serem tomadas antes de sua utilização. O uso de maquiagem ou jóias é proibido.

São diversos os tipos de imagem obtidas através da ressonância magnética. Desde o registro do crânio para uma análise de doenças neurológicas, bem como diagnósticos ortopédicos, cervicais, cardíacos e abdominais, de modo a possibilitar a identificação de tumores, coágulos, traumas e até mesmo doenças degenerativas.

Preparos para a realização da Ressonância Magnética

A realização da ressonância magnética implica em um alguns preparos, sendo eles: 

– Evite se alimentar e ingerir líquidos aproximadamente 4h antes do exame. 

– É proibido o uso de qualquer objeto metálico (brincos, relógio, piercings, pulseiras etc.) durante o exame, devido ao campo magnético.

– Haverá a necessidade de uso de contraste para obtenção de melhores imagens dependendo do órgão a ser analisado. 

– Consulte nossa equipe multiprofissional para melhor detalhar seu preparo antes do exame.

Contraindicações

A ressonância magnética não é indicada a pessoas que possuam implantes eletrônicos (marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo) e também gestantes.

Tipos de Ressonância:

Ressonância Magnética para Articulações: para a articulação dos ossos, cartilagem, ligamentos, tendões e tecidos moles, podendo diagnosticar ruptura de ligamentos e tendões, bursite e tendinite.

Ressonância Magnética para Abdome Superior: problemas relacionados aos órgãos abdominais superiores, possibilita o diagnóstico de obstruções das vias biliares, pedras na vesícula, cálculos renais e até tumores.

Ressonância Magnética do Crânio: pode identificar alterações cerebrais, trombose cerebral (AVC), tumores, inflamações, infecções, Alzheimer, assim como demência.

Ressonância Magnética para Coluna: capta imagens de todos os lados da região da coluna, auxiliando em diagnósticos como hérnia de disco, desvios de coluna, compressão dos nervos, doenças degenerativas e do sistema nervoso central.

Ressonância Magnética de Pelve: indicada para avaliar principalmente os órgãos reprodutores, o aparelho urinário, além de auxiliar na avaliação da próstata e de doenças como endometriose e câncer.

Ressonância Magnética da Face: indicada para auxiliar na identificação de problemas como sinusite, desvio de septo, rinite e outros.

Para marcar exames, agende online ou se preferir ligue para 11 2176-7135.

Hospital Santa Isabel

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7700

Centro Médico e de Medicina Diagnóstica

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7135