Informações(011)2176.7700
Tempo de atendimento Pronto-Socorro
11min
Resultado de Exames Pré-agendamento de consultas e exames
https://hsi.org.br/dicas-de-saude/mitos-e-verdades-menopausa/

Mitos e Verdades – Menopausa

1) A mulher sente mais calor na menopausa.

Verdade: as ondas de calor ou calor são sintomas comuns que aparecem na peri e na pós-menopausa, afetando 60% a 80% das mulheres nesta fase, podem ser de leve, moderada e forte intensidade.

2) Há alteração do humor.

Verdade: fatores psicológicos mais comumente relacionados com a menopausa: nervosismo, depressão, insônia, irritabilidade, alteração de humor, labilidade emocional, problemas de memória, diminuição da libido e predisposição ao estresse.

3) O único tratamento possível é a reposição hormonal.

Mito: além da reposição hormonal há outras terapias que podem ser indicadas para tratamento dos sintomas climatéricos, como medicações fitoterápicas (fitoestrogênicos), antidepressivos, acupuntura e homeopatia.

4) Depois da menopausa não é possível engravidar.

Verdade: a menopausa é definida como parada definitiva da menstruação, diminuição dos tamanhos dos ovários e queda da produção hormonal ovariana. A ocorrência dessas alterações inviabiliza engravidar.

5) Ela reduz a libido? Mito ou verdade?

Verdade: diversos estudos demonstram grande impacto da menopausa e dos sintomas climatéricos na função sexual acarretando na diminuição da libido. Nesta fase da vida da mulher, muitos sintomas relacionados a menopausa são decorrentes da queda da produção estrogênica ovariana.

6) A menopausa só chega depois dos 50 anos.

Mito: a menopausa é definida como parada definitiva da menstruação que pode acontecer espontaneamente em qualquer idade, sendo que a faixa etária mais comum de ocorrência na população brasileira é de 51,2 anos, pode ser induzida por intervenções médicas como cirurgias, quimioterapias e radioterapias e ocorrer devido a insuficiência ovariana primária.

7) A mulher fica mais suscetível à algumas doenças.

Verdade: há estudos que mostram que após a menopausa as mulheres têm maior acúmulo de gordura visceral/abdominal quando comparada as mulheres na pré- menopausa. O papel dos hormônios sexuais sobre distribuição da gordura visceral não é totalmente entendida, mas observa-se que quando a concentração de estrogênio está baixa há maior acúmulo de gordura visceral/abdominal. Dentre as desordens relacionadas mais frequentes são: diabetes, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

8) Problemas como insônia, depressão e ansiedade são comuns nesta fase. Mito ou verdade?

Verdade: nesta fase, identificam-se sintomas decorrentes da queda da produção estrogênica em até 65% das mulheres, como alterações emocionais (depressão, ansiedade e insônia), sintomas vasomotores, queda da libido e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais.

9) Para amenizar os sintomas é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos.

Verdade: diversos estudos descrevem que a prática de atividade física regular associada à ingestão alimentar adequada, constitui uma importante ferramenta para minimizar sintomas climatéricos e favorecer o ganho de massa óssea, a diminuição do peso corporal, o aumento da taxa metabólica basal e melhoras dos sintomas da depressão e ansiedade.

10) A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos. Mito ou verdade?

Verdade: o hipoestrogenismo após a menopausa é uma importante alteração que colabora com o envelhecimento da pele. O crescimento dos cabelos fica reduzido, há maior queda capilar, presença de unhas frágeis e quebradiças ocorrem devido a queda estrogênica que ocorre no período menopausal.

Referências:

1) Lima SMRR, Botogoski SR e Reis BF. Menopausa o que você precisa saber. Atheneu 2ª edição 2014.
2) Wender COM, Pompei LM, Fernandes CE. Consenso Brasileiro de Terapêutica Hormonal da Menopausa 2014.

Fonte:
Profa. Dra. Maria Marta Martins
Mastologista e Ginecologista

Hospital Santa Isabel

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7700

Centro Médico e de Medicina Diagnóstica

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7135