Informações(011)2176.7700
Tempo de atendimento Pronto-Socorro
18min
Resultado de Exames Pré-agendamento de consultas e exames
https://hsi.org.br/dicas-de-saude/micro-ondas/

Micro-ondas

1)  Esquentar alimentos no Micro-ondas pode causar Câncer?

Mito.

Não existem dados e informações, baseadas em evidências científicas, que sustentem a hipótese de que micro-ondas tenha algum risco de desenvolver o Câncer. As pesquisas são extremamente controversas e os dados inconsistentes. Caso haja alguma relação, o risco é extremamente pequeno. Portanto podemos responder que trata-se de MITO.

O aparelho doméstico micro-ondas, emite uma radiação eletromagnética, não ionizante que não possui capacidade de expulsar elétrons dos átomos. O princípio básico é o cozimento por vibração das moléculas. A radiação penetra superficialmente nos alimentos, vibrando as moléculas de água, gordura e açúcar e consequentemente, provocando o aquecimento. O calor é transmitido para as moléculas mais profundas por condução. Outros exemplos de radiação não ionizante são  as ondas de rádio, a luz visível e a eletricidade.

As formas de radiação que estão tipicamente ligadas ao aparecimento do Câncer são aquelas com energia ou frequência alta o bastante para  remover elétrons dos átomos, causando dano no DNA e na célula. São conhecidos como radiação ionizante o raio X e os raios gama.

Com base em revisão científica, a Organização Mundial de Saúde concluiu que as evidências atuais NÃO confirmam a existência de quaisquer consequências para a saúde decorrentes da exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível, como o micro-ondas. Quando ocorre, os principais efeitos são térmicos, por exemplo as queimaduras. Ocasionalmente, tem sido relatada irritação ocular e catarata em trabalhadores expostos a altos níveis de radiofrequência e radiação de micro-ondas, mas não há evidências de que esses efeitos ocorram com público em geral.

Aconselhamos que ao adquirir o aparelho procure sempre seguir as orientações do fabricante, contidas no manual de instruções.

Fonte:
Dr. Bernardo Fontel Pompeu
Cirurgião Oncológico

Hospital Santa Isabel

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7700

Centro Médico e de Medicina Diagnóstica

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7135