1) Esquentar alimentos no Micro-ondas pode causar Câncer?
Mito.
Não existem dados e informações, baseadas em evidências científicas, que sustentem a hipótese de que micro-ondas tenha algum risco de desenvolver o Câncer. As pesquisas são extremamente controversas e os dados inconsistentes. Caso haja alguma relação, o risco é extremamente pequeno. Portanto podemos responder que trata-se de MITO.
O aparelho doméstico micro-ondas, emite uma radiação eletromagnética, não ionizante que não possui capacidade de expulsar elétrons dos átomos. O princípio básico é o cozimento por vibração das moléculas. A radiação penetra superficialmente nos alimentos, vibrando as moléculas de água, gordura e açúcar e consequentemente, provocando o aquecimento. O calor é transmitido para as moléculas mais profundas por condução. Outros exemplos de radiação não ionizante são as ondas de rádio, a luz visível e a eletricidade.
As formas de radiação que estão tipicamente ligadas ao aparecimento do Câncer são aquelas com energia ou frequência alta o bastante para remover elétrons dos átomos, causando dano no DNA e na célula. São conhecidos como radiação ionizante o raio X e os raios gama.
Com base em revisão científica, a Organização Mundial de Saúde concluiu que as evidências atuais NÃO confirmam a existência de quaisquer consequências para a saúde decorrentes da exposição a campos eletromagnéticos de baixo nível, como o micro-ondas. Quando ocorre, os principais efeitos são térmicos, por exemplo as queimaduras. Ocasionalmente, tem sido relatada irritação ocular e catarata em trabalhadores expostos a altos níveis de radiofrequência e radiação de micro-ondas, mas não há evidências de que esses efeitos ocorram com público em geral.
Aconselhamos que ao adquirir o aparelho procure sempre seguir as orientações do fabricante, contidas no manual de instruções.
Fonte:
Dr. Bernardo Fontel Pompeu
Cirurgião Oncológico
Melhores resultados clínicos e qualidade de vida do paciente.